segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boa semana a todos!

"Hoje é domingo, 
pede cachimbo, 
cachimbo é de ouro, 
dá um estouro, 
touro é valente, 
bateu no tenente, 
tenente é fraco, 
cai no buraco, 
buraco é fundo, 
acabou-se o mundo!"

Caaaaalma gente que o mundo não vai acabar, só o domingo! Rsrs. 
Escrevi esta musiquinha pois lembrei quando o meu avô paterno, querido vovô Jarbas (que Deus o tenha) cantava para os netinhos! ;)

Desejo a todos uma ótima semana!




Beijos temperados!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bolo mesclado de maracujá!

 Boa noite queridos!

 O horário de verão que terminou à 0h deste domingo, e sempre gera uma "falação", uns amigos deram graças a Deus que terminou, outros, assim como eu, não, pois além do país economizar energia em $$$ - estima-se uma economia de R$ 30 milhões ao sistema elétrico, eu adoro porque o dia rende mais!!! De qualquer maneira, acabamos nos confundindo, no primeiro dia da mudança, pois uns relógios de celular, iPod, etc... mudam sozinho, outros temos que mudar manualmente, uma confusãoooo, que cheguei atrasada na missa da manhã, aiaiai. Rsrs. Mas voltando ao que interessa... Vocês gostam de maracujá (passion fruit)??? Eu adooooro! E pra quem gosta de doce, esta receita é uma delícia! Mãos à obra?



Bolo mesclado de maracujá

 01 bolo de baunilha de caixa (prepare conforme as instruções)
 125ml de suco de maracujá (pode usar concentrado diluído em água)
 500ml de creme de leite fresco
 04 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro (só dá certo com este açúcar)
 05 maracujás

Preparando o bolo: Faça o bolo conforme as instruções da embalagem e asse em uma assadeira redonda de fundo removível, antes de colocar a massa para assar, na base da assadeira, forre com papel manteiga. Após assado, corte o bolo ao meio e arranje metade dele numa vasilha ou pirex (de vidro ou porcelana) que tenha a borda mais alta que o centro. Regue o bolo com metade do suco diluído de maracujá. Cubra com o restante do bolo e regue com a outra metade do suco. Na batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro até formar picos moles (não deixe endurecer!). Tire a polpa de 02 maracujás com um coador e misture ao creme batido. Distribua o creme sobre o bolo embebido de suco. Tire a polpa dos 03 maracujás restantes e despeje por cima do creme batido. Deixe as sementes escorrerem sobre o bolo para que tudo fique impregnado e perfumado. Está pronto para saboreá-lo! Hummmm!






 Beijos temperados e bom apetite!

  Fotos: arquivo pessoal 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Moussaka!

 Olá queridos!

 Hoje vim partilhar com vocês uma receita que aprendi com um amigo grego, a moussaka! Desde quando aprendi, sempre faço em casa pois é uma delícia! Um prato com origem nos países do Oriente Médio, a moussaka é a receita clássica mais conhecida na culinária grega. 

Santorini, Grécia

  A moussaka é tradicionalmente feita a base de fatias de beringela, carne, batatas, coberta com molho bechamel ou iogurte, e que muitos a assemelham a uma lasanha. A minha receita faço com a cobertura de iogurte natural, pois assim fica mais leve, e sem batatas. É mais comum fazer com carne de cordeiro, mas você pode substituir por carne de vaca. Fica uma delícia também! Existem diferentes variações da receita, cada cozinheiro dá o seu toque especial. Aqui ensino a receita passo-a-passo! Vamos lá?! 

 Moussaka

500g de carne moída de cordeiro ou vaca
02 beringelas (tamanho médio ou grande) com casca cortada em fatias finas
01 cebola média cortada em cubos
01 dente de alho cortado em pedacinhos
01 colher (sopa) de azeite de oliva para cozinhar e um pouco de azeite para regar
01 colher (sopa) de salsa fresca picada
01 colher (sopa) de coentro fresco
01 colher (chá) de canela em pó
01 lata de molho de tomate
75ml de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto

Para a cobertura:

150ml de iogurte natural ou iogurte grego
01 ovo médio batido
50g de queijo feta ou prato
50g de queijo parmesão ralado fresco

Preparando as beringelas:

 Lave bem as beringelas, mantenha a casca e com a ajuda de uma mandolina corte as beringelas em fatias finas de 10mm de espessura.  Disponha as fatias em uma assadeira, lado a lado (como na foto) e regue-as com um fio de azeite de oliva e polvilhe um pouco de sal encima. Leve-as ao forno pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos ou até que estejam douradas nas bordas. As minhas beringelas renderam 02 assadeiras cheias.




Preparando a carne:

 Em uma frigideira grande despeje 01 colher (sopa) de azeite de oliva e frite a cebola e o alho suavemente por cerca de 10 minutos. Acrescente a carne moída, cozinhe durante uns 10 minutos, logo após acrescente o vinho tinto, a salsa picada, o coentro, a canela em pó, o molho de tomate e misture bem todos os ingredientes. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando (não tampe a frigideira). 




Preparando a cobertura:

 Misture o iogurte com o ovo batido e o queijo feta ou prato. Tempere com pimenta do reino a gosto. Reserve o queijo parmesão ralado para a montagem final do prato.



Montagem do prato:

 Em uma tigela quadrada ou retangular média (de vidro ou porcelana) regue o fundo com um pouco de azeite e alinhe as fatias de beringela até que cubra todo o fundo. Em seguida acrescente um pouco da carne com o molho, e assim faça camadas de beringela e carne até que todos eles tenham sido usados. Para o topo, cubra com a cobertura de iogurte e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Asse em forno pré-aquecido 180°C ou 350°F por 40 minutos ou até que o topo fique dourado e borbulhante. Deixe a moussaka repousar durante uns 10 minutos antes de cortar e servir. Você pode enfeitar o prato com ramos de salsa. 






   Beijos temperados e bom apetite! 
   Fotos: arquivo pessoal



















sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É Carnaval!

  É Carnaval!!! A maior festa brasileira que realmente PARA o país durante 05 dias e atrai turistas do mundo inteiro! O Carnaval está chegando, o Carnaval está aí! 
      
  Em várias cidades brasileiras, os bloquinhos de rua já começaram, mas os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro começam amanhã!!!


    Você vai sapucar na Sapucaí?


Carnaval na Sapucaí - Rio de Janeiro
  
       Vai curtir os blocos de rua?


        
      Ou vai tirar o feriadão para descansar? Independente do que vai fazer, o corpo precisa de alimentos ricos em proteínas e vitaminas! Mas se você vai brincar, dançar, pular o Carnaval, mas não se esqueça de alimentar o corpo com comidas leves e saudáveis e tomar muita água mineral, água de coco, sucos naturais. 

   Tome...

Água de coco


Sucos naturais

    Coma... 

Sanduíches naturais


Wraps -sanduíches naturais com pão folha

   E se você vai passar o Carnaval no meu Brasil brasileiro, não exagere nas caipirinhas, nem nas bebidas alcóolicas! O corpo agradece! ;)
  
Caipiroskas de morango, carambola e limão


    Aproveite com moderação e bom carnaval!
    Beijos temperados!


 Fotos: reprodução


  


   
  
  

   

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cara nova!

  Oi gente! 

 Como vocês podem ver o blog está de cara nova!  Ebaaa!!! :)

 Mudei o visual para facilitar o navegação e a visualização das imagens, sempre querendo fazer o melhor pra vocês! Espero que tenham gostado!

 Continuem acessando e comentando, vocês sempre serão bem-vindos!  

Que este ano os seus dias comecem brilhando como a luz sol e terminem serenos como a luz da lua, que vocês possam sorrir mais, brincar mais, passear mais, amar mais, fazer novas amizades, experimentar novas receitas, se arriscar mais... pensando sempre na frase abaixo...



 Live everyday like it's your last! ;)




 Aguardem novidades!
 Beijos temperados! 

 Fotos: reprodução


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Valentine's Day!

Happy and sweet Valentine's Day!





  Seja ele um amor...

inocente...

  Um amor...


sem diferenças...

 Um amor...


jovem...

  Um amor...

de novela...

 Um amor...

à distância


 Desejo que seja um amor...


para a vida toda!


Em qualquer canto deste mundo, 
onde quer que você esteja... desejo que comemore
 o dia de hoje com a pessoa amada com 
muito carinho, amor e alegria

Viva o presente! Viva a vida! Viva o amor! 

E se você ainda não tem um amor, 
quem sabe não é a hora de abrir o teu coração e se declarar
 àquela pessoa que você tanto admira?!



 Em homenagem ao dia de hoje, deixo esta linda canção
 desta banda de músicos brasileiros que adoro, Jota Quest!





Beijos com carinho!

Fotos: reprodução








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Unhas doces!

  Bom dia mulheres!

 Vocês que gostam de doces e ao mesmo tempo gostam de novidades, que tal estas unhas doces? Na verdade são unhas artísticas pintadas com motivos de doces, cupcakes, brigadeiro, frutas, pipoca, etc. Está na última moda lá fora, aqui no Brasil ainda não vi nenhuma mulher "ousando" com suas doces unhas. Eu acho muito fofo e dá vontade de comer, mas não sei se animaria usar! ;) 

  Vejam alguns modelos!


Cupcakes


Cupcake de chocolate

Cupcakes


Cupcakes e brigadeiro


Melancia


Morango

Popcorn
  E aí mulherada, animam sair por aí com unhas doces?! ;)

 Beijos sabor cupcakes!

Fotos: reprodução

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Insalata Caprese!

  Olá queridos e queridas,

 Eu adoro uma salada, e vocês?! Com esse calorrrrrrrrr que está fazendo neste verão brasileiro, dá vontade de comer somente saladas e tomar sucos naturais, não é mesmo?!

 O legal das saladas é que podemos incrementar com vários ingredientes, agregar frutas, castanhas e mohos especiais e ficam uma delícia! Mas hoje vou partilhar com vocês a receita da Insalata Caprese, esta salada recebeu este nome pois é no estilo de Capri, uma salada simples da famosa região italiana de Campagna. Feita com fatias de mussarela de búfala, tomate e manjericão, temperada com sal e azeite, mas há inúmeras variações dela. Na Itália, ao contrário da maioria das saladas é servida como antipasto (entrada) e não como um prato. É uma salada fresca e deliciosa!



  

  Vamos aprender?! Mãos à obra!

 Salada caprese

02 tomates maduros, mas firmes
03 bolinhas de mussarela de búfala fresca
03 colheres de sopa (45 ml) de azeite extra virgem 

folhas de manjericão fresco a gosto (colhi as folhinhas na horta de casa!)
sal e pimenta do reino moída na hora 

Preparando a salada caprese: Corte os tomates em fatias de cerca de 5 mm de espessura e arrume em um prato (que vai servir) para que eles se sobreponham. Corte as fatias de mussarela de búfala na mesma espessura e arrume no prato como se fosse fazer um “sanduíche”, intercalando as fatias de tomate e da mussarela. Regue a salada com o azeite, adicione o manjericão, sal e pimenta a gosto. 

Dica: outra variação de tempero - substitua o azeite, sal e pimenta por alho picado, salsa picada e  regue com vinagre balsâmico. Fica uma delícia!

 Ao contrário de outros pratos que precisamos comer com moderação, este sugiro que comam sem moderação! hahaha! Façam e me contem como ficou!

Caprese montada estilo sanduíche


Caprese montada estilo espiral


 Beijos temperados e Bom apetite!!!

 Fotos: reprodução e arquivo pessoal










quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Truffe noire du Périgord!

   Bonjour mes amis!

 Hoje vim falar de um tesouro gastronômico, do cogumelo negro, também chamado de trufa negra (truffe noire) ou pérola negra. São inúmeras as variedades de cogumelos comestíveis no mundo, tamanhos, formas e cores. Na França, quando se pensa em cogumelos, é invariavelmente a trufa negra de Périgord (departamento de Dordogne) que vem à mente. Tesouro gastronômico por sua raridade e inigualável sabor intenso, o "diamante negro" é um símbolo da haute cuisine.



Truffe noire de Périgord


  A trufa palavra vem do "tubérculo" latino, o que significa crescimento. A trufa é um fungo que cresce sob o solo, mas muito perto da superfície, e na maioria dos casos, no máximo, 30 cm de profundidade. Elas são encontradas nos bosques, principalmente em torno de algumas árvores, especialmente carvalhos, e ocorrem de forma espontânea, elas não são nem semeadas nem plantadas.


  O ciclo de crescimento de uma trufa geralmente começa na primavera (entre abril e junho, dependendo das condições meteorológicas) e dura nove meses. Em agosto, a trufa tem um período de forte crescimento, as tempestades e calor de verão causam a multiplicação rápida de células que compõem a trufa. Em um período muito curto de tempo, ou dez dias, o peso da  trufa é determinado. Outubro marca o fim do crescimento da trufa e em novembro, trufas começam a amadurecer, mas ainda não estão prontas para serem colhidas, será o período de dezembro a fevereiro, quando estão maduras e elas exalam o cheiro delicado que as caracteriza.
  Atualmente, usam-se cães e até porcos para encontrar trufas, porque eles podem facilmente sentir seu perfume tão sutil. Se as trufas ainda não estão maduras, elas são cobertas com terra para que possam continuar a amadurecer. Há 70 variedades de trufas, 32 das quais se espalham pela Europa. O tamanho e a forma das trufas variam, apesar de serem geralmente arredondadas, se assemelham ao tamanho de uma noz. As trufas podem ser de cores diferentes, ou seja, preto, marrom escuro, cinza ou branco.
 Na França, a trufa preta é um tesouro e de Périgord é uma das mais procuradas. Também chamada de "Black Diamond" é uma das jóias da região de Périgord. Estão são, sem dúvida, as trufas mais perfumadas entre todas as variedades, e utilizadas em muitos pratos, salgados e doces, em  Périgord,  e na França como um todo.


Black diamond ou pérola negra

 Em uma de minhas idas a Paris, num belo restaurante pedi essa sopa de arpargos e trufas negras - pausa - simplesmente maaaaaaaraaaaaavilhoso - a sopa foi a entrada, imagina o resto! Só de lembrar me dá água na boca! Nham, nhammm!!!




  Falando em foie gras, eu já amava o comum, quando experimentei o foie gras trufado, quase pireeeeeei! Meu Deussssssss, é maravilhoso, divino, de um sabor inexplicável, e sempre acompanhado de uma deliciosa champagne, claro! Ai que vontade de saborear um agora!!! 

Foie gras de canard entier aux truffes


  Atualmente, o termo "trufas de Périgord" é puramente botânico e já não garante a origem da trufa Périgord, pois são encontradas em outras regiões francesas e até mesmo na Itália ou Espanha, onde beneficiam-se deste famoso nome.
  As trufas podem ser comidas crus ou cozidas. Elas são freqüentemente usadas para dar sabor aos pratos, assim como o óleo de trufas e o foie gras. Existem outros produtos da trufa, como a massa de trufas ou molhos de trufas, que têm a vantagem de dar o sabor requintado a um prato de trufas por um preço razoável. No entanto, diz-se que um verdadeiro especialista faz a degustação de trufas  inteira, crua ou cozida e com pouco acompanhamento. O valor é salgado, as trufas são consideradas uma das iguarias mais caras da culinária mundial - a mais rara e com maior valor é a variedade branca, cujos preços chegam a 10 mil euros por quilo.


Huile d'olive à la truffe noire

  Uma curiosidade: a suposta maior trufa negra do mundo pesa 1.277 kg e foi vendida há poucos dias no sul da França, na cidade de Sarlat. O fungo é o maior já encontrado na região de Périgord, que é considerada historicamente a principal região produtora da França. As trufas negras são vendidas por cerca de 1.000 euros o quilo (kg).


Maior trufa negra do mundo!


 Quando forem à França (ou em outros países onde encontra-se a trufa negra), se tiverem a oportunidade, não deixem de experimentar algum prato com esta deliciosa e fina iguaria!


 Bisous et Au revoir!

Foto: reprodução e arquivo pessoal   



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Risoto de lingüiça de frango, tomate e mussarela de búfala

   Queridos amigos e leitores, 

 Hoje fiz este risoto com ingredientes que tinha em casa, pensei que não ficaria boa essa mistura, mas não é que ficou uma delícia! O sabor suave dos tomates e da mussarela de búfala junto com o sabor da linguicinha de frango ficou supimpa! Façam em casa e depois me contem como ficou! 


  Vamos à receita?!


Arroz arbóreo



 Risoto de lingüiça de frango, tomate cereja e mussarela de búfala 

240g de arroz arbóreo (não é preciso lavar)
04 lingüiças de frango (resfriada) levemente salteadas com pouco azeite e cortadas em rodelas 
1/2 caixinha de tomates cerejas cortados ao meio (se não achar, pode usar o tomate comum)
06 bolinhas de mussarela de búfala cortada em rodelas
1/2 cebola cortada em cubos
100ml de vinho branco seco
50ml de azeite de oliva extra virgem
01 cubos de caldo de frango dissolvido em 1 litro de água fervente
1/2 colher (sopa) de manteiga fria (para o final)
sal a gosto
pimenta do reino moída a gosto
salsinha limpa e picada para enfeitar


As lingüiças de frango que usei




Tomates cerejas


Mussarela de búfala cortada em rodelas


Salsinha fresca


Preparando o risoto: Em uma panela própria para risoto ou uma frigideira funda, aqueça o azeite de oliva. Quando estiver aquecido, acrescente a cebola picada e deixe transparentar. Logo após, acrescente o arroz arbóreo e refogue em fogo alto por 2  minutos. Misture o arroz e deixe transparentar alguns minutos. Com a panela fora do fogo, adicione o vinho branco para deglaçar e volte a panela ao fogo para que o álcool se evapore. Não deixe essa mistura secar, logo abaixe o fogo, e, em seguida vá colocando aos poucos, junto ao arroz, o caldo de frango bem quente, quase a ponto de fervura. Vá colocando o caldo até mais ou menos 15 minutos do cozimento, mexendo sempre com uma colher de pau. O tempo total de cozimento varia entre 17 e 18 minutos, então, quando faltarem 3 minutos para o final, ou seja, quando o timer contar 15, 16 minutos, acrescente o sal, pimenta do reino, a mussarela em rodelas, os tomates cerejas cortados ao meio e por último os cubos de lingüiça de frango (previamente salteados). Incorpore bem os ingredientes, adicione a manteiga fria, para dar o toque final e misture. O arroz deve ficar al dente. Sirva em seguida, em pratos fundos, e se optar, enfeite com salsainha picada. Rendimento para 02 pessoas se servido como prato principal.

  

Beijos temperados e...

                                               Bom apetite!!

Foto: reprodução e arquivo pessoal





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boa semana a todos!

"Hoje é domingo, 
pede cachimbo, 
cachimbo é de ouro, 
dá um estouro, 
touro é valente, 
bateu no tenente, 
tenente é fraco, 
cai no buraco, 
buraco é fundo, 
acabou-se o mundo!"

Caaaaalma gente que o mundo não vai acabar, só o domingo! Rsrs. 
Escrevi esta musiquinha pois lembrei quando o meu avô paterno, querido vovô Jarbas (que Deus o tenha) cantava para os netinhos! ;)

Desejo a todos uma ótima semana!




Beijos temperados!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bolo mesclado de maracujá!

 Boa noite queridos!

 O horário de verão que terminou à 0h deste domingo, e sempre gera uma "falação", uns amigos deram graças a Deus que terminou, outros, assim como eu, não, pois além do país economizar energia em $$$ - estima-se uma economia de R$ 30 milhões ao sistema elétrico, eu adoro porque o dia rende mais!!! De qualquer maneira, acabamos nos confundindo, no primeiro dia da mudança, pois uns relógios de celular, iPod, etc... mudam sozinho, outros temos que mudar manualmente, uma confusãoooo, que cheguei atrasada na missa da manhã, aiaiai. Rsrs. Mas voltando ao que interessa... Vocês gostam de maracujá (passion fruit)??? Eu adooooro! E pra quem gosta de doce, esta receita é uma delícia! Mãos à obra?



Bolo mesclado de maracujá

 01 bolo de baunilha de caixa (prepare conforme as instruções)
 125ml de suco de maracujá (pode usar concentrado diluído em água)
 500ml de creme de leite fresco
 04 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro (só dá certo com este açúcar)
 05 maracujás

Preparando o bolo: Faça o bolo conforme as instruções da embalagem e asse em uma assadeira redonda de fundo removível, antes de colocar a massa para assar, na base da assadeira, forre com papel manteiga. Após assado, corte o bolo ao meio e arranje metade dele numa vasilha ou pirex (de vidro ou porcelana) que tenha a borda mais alta que o centro. Regue o bolo com metade do suco diluído de maracujá. Cubra com o restante do bolo e regue com a outra metade do suco. Na batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro até formar picos moles (não deixe endurecer!). Tire a polpa de 02 maracujás com um coador e misture ao creme batido. Distribua o creme sobre o bolo embebido de suco. Tire a polpa dos 03 maracujás restantes e despeje por cima do creme batido. Deixe as sementes escorrerem sobre o bolo para que tudo fique impregnado e perfumado. Está pronto para saboreá-lo! Hummmm!






 Beijos temperados e bom apetite!

  Fotos: arquivo pessoal 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Moussaka!

 Olá queridos!

 Hoje vim partilhar com vocês uma receita que aprendi com um amigo grego, a moussaka! Desde quando aprendi, sempre faço em casa pois é uma delícia! Um prato com origem nos países do Oriente Médio, a moussaka é a receita clássica mais conhecida na culinária grega. 

Santorini, Grécia

  A moussaka é tradicionalmente feita a base de fatias de beringela, carne, batatas, coberta com molho bechamel ou iogurte, e que muitos a assemelham a uma lasanha. A minha receita faço com a cobertura de iogurte natural, pois assim fica mais leve, e sem batatas. É mais comum fazer com carne de cordeiro, mas você pode substituir por carne de vaca. Fica uma delícia também! Existem diferentes variações da receita, cada cozinheiro dá o seu toque especial. Aqui ensino a receita passo-a-passo! Vamos lá?! 

 Moussaka

500g de carne moída de cordeiro ou vaca
02 beringelas (tamanho médio ou grande) com casca cortada em fatias finas
01 cebola média cortada em cubos
01 dente de alho cortado em pedacinhos
01 colher (sopa) de azeite de oliva para cozinhar e um pouco de azeite para regar
01 colher (sopa) de salsa fresca picada
01 colher (sopa) de coentro fresco
01 colher (chá) de canela em pó
01 lata de molho de tomate
75ml de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto

Para a cobertura:

150ml de iogurte natural ou iogurte grego
01 ovo médio batido
50g de queijo feta ou prato
50g de queijo parmesão ralado fresco

Preparando as beringelas:

 Lave bem as beringelas, mantenha a casca e com a ajuda de uma mandolina corte as beringelas em fatias finas de 10mm de espessura.  Disponha as fatias em uma assadeira, lado a lado (como na foto) e regue-as com um fio de azeite de oliva e polvilhe um pouco de sal encima. Leve-as ao forno pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos ou até que estejam douradas nas bordas. As minhas beringelas renderam 02 assadeiras cheias.




Preparando a carne:

 Em uma frigideira grande despeje 01 colher (sopa) de azeite de oliva e frite a cebola e o alho suavemente por cerca de 10 minutos. Acrescente a carne moída, cozinhe durante uns 10 minutos, logo após acrescente o vinho tinto, a salsa picada, o coentro, a canela em pó, o molho de tomate e misture bem todos os ingredientes. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando (não tampe a frigideira). 




Preparando a cobertura:

 Misture o iogurte com o ovo batido e o queijo feta ou prato. Tempere com pimenta do reino a gosto. Reserve o queijo parmesão ralado para a montagem final do prato.



Montagem do prato:

 Em uma tigela quadrada ou retangular média (de vidro ou porcelana) regue o fundo com um pouco de azeite e alinhe as fatias de beringela até que cubra todo o fundo. Em seguida acrescente um pouco da carne com o molho, e assim faça camadas de beringela e carne até que todos eles tenham sido usados. Para o topo, cubra com a cobertura de iogurte e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Asse em forno pré-aquecido 180°C ou 350°F por 40 minutos ou até que o topo fique dourado e borbulhante. Deixe a moussaka repousar durante uns 10 minutos antes de cortar e servir. Você pode enfeitar o prato com ramos de salsa. 






   Beijos temperados e bom apetite! 
   Fotos: arquivo pessoal



















sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É Carnaval!

  É Carnaval!!! A maior festa brasileira que realmente PARA o país durante 05 dias e atrai turistas do mundo inteiro! O Carnaval está chegando, o Carnaval está aí! 
      
  Em várias cidades brasileiras, os bloquinhos de rua já começaram, mas os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro começam amanhã!!!


    Você vai sapucar na Sapucaí?


Carnaval na Sapucaí - Rio de Janeiro
  
       Vai curtir os blocos de rua?


        
      Ou vai tirar o feriadão para descansar? Independente do que vai fazer, o corpo precisa de alimentos ricos em proteínas e vitaminas! Mas se você vai brincar, dançar, pular o Carnaval, mas não se esqueça de alimentar o corpo com comidas leves e saudáveis e tomar muita água mineral, água de coco, sucos naturais. 

   Tome...

Água de coco


Sucos naturais

    Coma... 

Sanduíches naturais


Wraps -sanduíches naturais com pão folha

   E se você vai passar o Carnaval no meu Brasil brasileiro, não exagere nas caipirinhas, nem nas bebidas alcóolicas! O corpo agradece! ;)
  
Caipiroskas de morango, carambola e limão


    Aproveite com moderação e bom carnaval!
    Beijos temperados!


 Fotos: reprodução


  


   
  
  

   

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cara nova!

  Oi gente! 

 Como vocês podem ver o blog está de cara nova!  Ebaaa!!! :)

 Mudei o visual para facilitar o navegação e a visualização das imagens, sempre querendo fazer o melhor pra vocês! Espero que tenham gostado!

 Continuem acessando e comentando, vocês sempre serão bem-vindos!  

Que este ano os seus dias comecem brilhando como a luz sol e terminem serenos como a luz da lua, que vocês possam sorrir mais, brincar mais, passear mais, amar mais, fazer novas amizades, experimentar novas receitas, se arriscar mais... pensando sempre na frase abaixo...



 Live everyday like it's your last! ;)




 Aguardem novidades!
 Beijos temperados! 

 Fotos: reprodução


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Valentine's Day!

Happy and sweet Valentine's Day!





  Seja ele um amor...

inocente...

  Um amor...


sem diferenças...

 Um amor...


jovem...

  Um amor...

de novela...

 Um amor...

à distância


 Desejo que seja um amor...


para a vida toda!


Em qualquer canto deste mundo, 
onde quer que você esteja... desejo que comemore
 o dia de hoje com a pessoa amada com 
muito carinho, amor e alegria

Viva o presente! Viva a vida! Viva o amor! 

E se você ainda não tem um amor, 
quem sabe não é a hora de abrir o teu coração e se declarar
 àquela pessoa que você tanto admira?!



 Em homenagem ao dia de hoje, deixo esta linda canção
 desta banda de músicos brasileiros que adoro, Jota Quest!





Beijos com carinho!

Fotos: reprodução








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Unhas doces!

  Bom dia mulheres!

 Vocês que gostam de doces e ao mesmo tempo gostam de novidades, que tal estas unhas doces? Na verdade são unhas artísticas pintadas com motivos de doces, cupcakes, brigadeiro, frutas, pipoca, etc. Está na última moda lá fora, aqui no Brasil ainda não vi nenhuma mulher "ousando" com suas doces unhas. Eu acho muito fofo e dá vontade de comer, mas não sei se animaria usar! ;) 

  Vejam alguns modelos!


Cupcakes


Cupcake de chocolate

Cupcakes


Cupcakes e brigadeiro


Melancia


Morango

Popcorn
  E aí mulherada, animam sair por aí com unhas doces?! ;)

 Beijos sabor cupcakes!

Fotos: reprodução

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Insalata Caprese!

  Olá queridos e queridas,

 Eu adoro uma salada, e vocês?! Com esse calorrrrrrrrr que está fazendo neste verão brasileiro, dá vontade de comer somente saladas e tomar sucos naturais, não é mesmo?!

 O legal das saladas é que podemos incrementar com vários ingredientes, agregar frutas, castanhas e mohos especiais e ficam uma delícia! Mas hoje vou partilhar com vocês a receita da Insalata Caprese, esta salada recebeu este nome pois é no estilo de Capri, uma salada simples da famosa região italiana de Campagna. Feita com fatias de mussarela de búfala, tomate e manjericão, temperada com sal e azeite, mas há inúmeras variações dela. Na Itália, ao contrário da maioria das saladas é servida como antipasto (entrada) e não como um prato. É uma salada fresca e deliciosa!



  

  Vamos aprender?! Mãos à obra!

 Salada caprese

02 tomates maduros, mas firmes
03 bolinhas de mussarela de búfala fresca
03 colheres de sopa (45 ml) de azeite extra virgem 

folhas de manjericão fresco a gosto (colhi as folhinhas na horta de casa!)
sal e pimenta do reino moída na hora 

Preparando a salada caprese: Corte os tomates em fatias de cerca de 5 mm de espessura e arrume em um prato (que vai servir) para que eles se sobreponham. Corte as fatias de mussarela de búfala na mesma espessura e arrume no prato como se fosse fazer um “sanduíche”, intercalando as fatias de tomate e da mussarela. Regue a salada com o azeite, adicione o manjericão, sal e pimenta a gosto. 

Dica: outra variação de tempero - substitua o azeite, sal e pimenta por alho picado, salsa picada e  regue com vinagre balsâmico. Fica uma delícia!

 Ao contrário de outros pratos que precisamos comer com moderação, este sugiro que comam sem moderação! hahaha! Façam e me contem como ficou!

Caprese montada estilo sanduíche


Caprese montada estilo espiral


 Beijos temperados e Bom apetite!!!

 Fotos: reprodução e arquivo pessoal










quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Truffe noire du Périgord!

   Bonjour mes amis!

 Hoje vim falar de um tesouro gastronômico, do cogumelo negro, também chamado de trufa negra (truffe noire) ou pérola negra. São inúmeras as variedades de cogumelos comestíveis no mundo, tamanhos, formas e cores. Na França, quando se pensa em cogumelos, é invariavelmente a trufa negra de Périgord (departamento de Dordogne) que vem à mente. Tesouro gastronômico por sua raridade e inigualável sabor intenso, o "diamante negro" é um símbolo da haute cuisine.



Truffe noire de Périgord


  A trufa palavra vem do "tubérculo" latino, o que significa crescimento. A trufa é um fungo que cresce sob o solo, mas muito perto da superfície, e na maioria dos casos, no máximo, 30 cm de profundidade. Elas são encontradas nos bosques, principalmente em torno de algumas árvores, especialmente carvalhos, e ocorrem de forma espontânea, elas não são nem semeadas nem plantadas.


  O ciclo de crescimento de uma trufa geralmente começa na primavera (entre abril e junho, dependendo das condições meteorológicas) e dura nove meses. Em agosto, a trufa tem um período de forte crescimento, as tempestades e calor de verão causam a multiplicação rápida de células que compõem a trufa. Em um período muito curto de tempo, ou dez dias, o peso da  trufa é determinado. Outubro marca o fim do crescimento da trufa e em novembro, trufas começam a amadurecer, mas ainda não estão prontas para serem colhidas, será o período de dezembro a fevereiro, quando estão maduras e elas exalam o cheiro delicado que as caracteriza.
  Atualmente, usam-se cães e até porcos para encontrar trufas, porque eles podem facilmente sentir seu perfume tão sutil. Se as trufas ainda não estão maduras, elas são cobertas com terra para que possam continuar a amadurecer. Há 70 variedades de trufas, 32 das quais se espalham pela Europa. O tamanho e a forma das trufas variam, apesar de serem geralmente arredondadas, se assemelham ao tamanho de uma noz. As trufas podem ser de cores diferentes, ou seja, preto, marrom escuro, cinza ou branco.
 Na França, a trufa preta é um tesouro e de Périgord é uma das mais procuradas. Também chamada de "Black Diamond" é uma das jóias da região de Périgord. Estão são, sem dúvida, as trufas mais perfumadas entre todas as variedades, e utilizadas em muitos pratos, salgados e doces, em  Périgord,  e na França como um todo.


Black diamond ou pérola negra

 Em uma de minhas idas a Paris, num belo restaurante pedi essa sopa de arpargos e trufas negras - pausa - simplesmente maaaaaaaraaaaaavilhoso - a sopa foi a entrada, imagina o resto! Só de lembrar me dá água na boca! Nham, nhammm!!!




  Falando em foie gras, eu já amava o comum, quando experimentei o foie gras trufado, quase pireeeeeei! Meu Deussssssss, é maravilhoso, divino, de um sabor inexplicável, e sempre acompanhado de uma deliciosa champagne, claro! Ai que vontade de saborear um agora!!! 

Foie gras de canard entier aux truffes


  Atualmente, o termo "trufas de Périgord" é puramente botânico e já não garante a origem da trufa Périgord, pois são encontradas em outras regiões francesas e até mesmo na Itália ou Espanha, onde beneficiam-se deste famoso nome.
  As trufas podem ser comidas crus ou cozidas. Elas são freqüentemente usadas para dar sabor aos pratos, assim como o óleo de trufas e o foie gras. Existem outros produtos da trufa, como a massa de trufas ou molhos de trufas, que têm a vantagem de dar o sabor requintado a um prato de trufas por um preço razoável. No entanto, diz-se que um verdadeiro especialista faz a degustação de trufas  inteira, crua ou cozida e com pouco acompanhamento. O valor é salgado, as trufas são consideradas uma das iguarias mais caras da culinária mundial - a mais rara e com maior valor é a variedade branca, cujos preços chegam a 10 mil euros por quilo.


Huile d'olive à la truffe noire

  Uma curiosidade: a suposta maior trufa negra do mundo pesa 1.277 kg e foi vendida há poucos dias no sul da França, na cidade de Sarlat. O fungo é o maior já encontrado na região de Périgord, que é considerada historicamente a principal região produtora da França. As trufas negras são vendidas por cerca de 1.000 euros o quilo (kg).


Maior trufa negra do mundo!


 Quando forem à França (ou em outros países onde encontra-se a trufa negra), se tiverem a oportunidade, não deixem de experimentar algum prato com esta deliciosa e fina iguaria!


 Bisous et Au revoir!

Foto: reprodução e arquivo pessoal   



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Risoto de lingüiça de frango, tomate e mussarela de búfala

   Queridos amigos e leitores, 

 Hoje fiz este risoto com ingredientes que tinha em casa, pensei que não ficaria boa essa mistura, mas não é que ficou uma delícia! O sabor suave dos tomates e da mussarela de búfala junto com o sabor da linguicinha de frango ficou supimpa! Façam em casa e depois me contem como ficou! 


  Vamos à receita?!


Arroz arbóreo



 Risoto de lingüiça de frango, tomate cereja e mussarela de búfala 

240g de arroz arbóreo (não é preciso lavar)
04 lingüiças de frango (resfriada) levemente salteadas com pouco azeite e cortadas em rodelas 
1/2 caixinha de tomates cerejas cortados ao meio (se não achar, pode usar o tomate comum)
06 bolinhas de mussarela de búfala cortada em rodelas
1/2 cebola cortada em cubos
100ml de vinho branco seco
50ml de azeite de oliva extra virgem
01 cubos de caldo de frango dissolvido em 1 litro de água fervente
1/2 colher (sopa) de manteiga fria (para o final)
sal a gosto
pimenta do reino moída a gosto
salsinha limpa e picada para enfeitar


As lingüiças de frango que usei




Tomates cerejas


Mussarela de búfala cortada em rodelas


Salsinha fresca


Preparando o risoto: Em uma panela própria para risoto ou uma frigideira funda, aqueça o azeite de oliva. Quando estiver aquecido, acrescente a cebola picada e deixe transparentar. Logo após, acrescente o arroz arbóreo e refogue em fogo alto por 2  minutos. Misture o arroz e deixe transparentar alguns minutos. Com a panela fora do fogo, adicione o vinho branco para deglaçar e volte a panela ao fogo para que o álcool se evapore. Não deixe essa mistura secar, logo abaixe o fogo, e, em seguida vá colocando aos poucos, junto ao arroz, o caldo de frango bem quente, quase a ponto de fervura. Vá colocando o caldo até mais ou menos 15 minutos do cozimento, mexendo sempre com uma colher de pau. O tempo total de cozimento varia entre 17 e 18 minutos, então, quando faltarem 3 minutos para o final, ou seja, quando o timer contar 15, 16 minutos, acrescente o sal, pimenta do reino, a mussarela em rodelas, os tomates cerejas cortados ao meio e por último os cubos de lingüiça de frango (previamente salteados). Incorpore bem os ingredientes, adicione a manteiga fria, para dar o toque final e misture. O arroz deve ficar al dente. Sirva em seguida, em pratos fundos, e se optar, enfeite com salsainha picada. Rendimento para 02 pessoas se servido como prato principal.

  

Beijos temperados e...

                                               Bom apetite!!

Foto: reprodução e arquivo pessoal





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...